content
 

Interrupção Programada Abastecimento Água: S. COSME - 21 de janeiro (clique para ler o aviso completo)

 

    
ÁGUAS DE GONDOMAR DUPLAMENTE DISTINGUIDA PELA ENTIDADE QUE REGULA O SETOR

À “Qualidade Exemplar para Consumo Humano” junta-se a “Qualidade para o Uso Eficiente da Água”

 

 
A Águas de Gondomar (AdG) foi distinguida, uma vez mais, pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, com a atribuição do selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, a que juntou este ano o selode “Qualidade para o Uso Eficiente da Água”, atribuído apenas a seis entidades prestadoras de serviços em Portugal.

A renovação do selo da “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” e a conquista do selo da “Qualidade para o Uso Eficiente da Água” comprovam a eficácia e a qualidade dos serviços que a AdG presta aos consumidores do Município de Gondomar. Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, água não faturada, tendência de evolução positiva, foram alguns dos parâmetros avaliados.
Com esta iniciativa da ERSAR, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a reconhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas. É também objetivo daquela entidade, sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.
No processo de avaliação foram consideradas todas as entidades prestadoras de serviços de abastecimento de água que, no último ano, garantiram uma qualidade exemplar da água, tendo sido avaliados vários critérios definidos em regulamento, como por exemplo ≥ 99,0 %  de cumprimento dos valores paramétricos relativos à qualidade da água e 100% do cumprimento integral do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA).
Este reconhecimento pela mais importante instituição que regula o setor projeta a AdG como empresa fornecedora com qualidade de excelência a nível nacional. O selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” evidencia-se por assegurar uma qualidade exemplar da água para consumo humano, enquanto que o selo de “Qualidade para o Uso Eficiente da Água" destaca as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma gestão eficiente da água de especial qualidade.
Esta iniciativa da ERSAR é realizada em parceria com o Jornal “Água & Ambiente”. Fazem também parte do Júri outras entidades representativas do setor, designadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
VEJA TAMBÉM:
DISTINÇÕES