content
 

Interrupção Não Programada Abastecimento Água: São Pedro da Cova - 18 de Outubro (clique para ler o aviso completo) 

 

    
A ÁGUAS DE GONDOMAR ESCLARECE...

A ÁGUAS DE GONDOMAR ESCLARECE...
 
 
A AdG tem recebido, da parte de consumidores preocupados, alertas sobre a realização de campanhas comerciais porta a porta, com o intuito de promover a venda de equipamentos domésticos de tratamento da água da torneira.
Nessas campanhas são realizadas experiências e transmitidas informações que induzem os consumidores a acreditar que a água distribuída na rede pública é de má qualidade e com potenciais impactos negativos na saúde humana, o que é absolutamente falso. Essas experiências consistem em aplicar uma corrente elétrica à água da torneira, o que faz alterar o estado químico dos elementos constituintes da água, através de um processo denominado eletrólise. A ação da corrente elétrica provoca a formação abundante de uma espuma acastanhada ou preta à superfície da água bem como o respetivo aquecimento.
Os fenómenos verificados na eletrólise de uma água de torneira são totalmente expectáveis face à presença de sais minerais (como os de cálcio, magnésio, potássio, sódio) e de outros elementos (como o ferro), que caracterizam uma água natural tratada, equilibrada e cumpridora dos mais exigentes limites legais com vista ao consumo humano. Esses fenómenos não indiciam qualquer degradação da qualidade da água da torneira, sendo falsas quaisquer afirmações em sentido contrário.
A água distribuída na rede pública e colhida nas torneiras dos consumidores é submetida a centenas de milhares de análises anuais, em laboratórios acreditados, e os resultados obtidos são controlados pela Autoridade de Saúde (Delegados de Saúde), bem como pela entidade reguladora do sector – ERSAR. Os limites legais de conformidade da água são extremamente exigentes e foram impostos por Diretiva da União Europeia, em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
De uma forma consistente, os resultados obtidos evidenciam que, em Gondomar a Água da Torneira apresenta 100% qualidade de água segura para consumo humano.
A AdG reafirma a todos os consumidores que a água da rede pública possui sais minerais e outros elementos que a tornam um produto seguro e equilibrado para o consumo humano.
Se necessitar de algum esclarecimento adicional, não hesite em nos contactar.
VEJA TAMBÉM:
DISTINÇÕES