content
 
ADG DISTINGUIDA PELA ERSAR COM PRÉMIO DE EXCELÊNCIA E QUATRO SELOS DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE ÁGUAS

ADG DISTINGUIDA PELA ERSAR COM PRÉMIO DE EXCELÊNCIA

E QUATRO SELOS DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE ÁGUAS

 
*Prémio de Excelência do Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas (ao consumidor)
 

A Águas de Gondomar, SA (AdG) foi distinguida com o Prémio de Excelência do Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas (ao consumidor), para além de quatro selos de qualidade do serviço de águas, três respeitantes à edição de 2020, que por força da pandemia de Covid-19 não puderam ser entregues no ano passado, e um relativo à edição de 2021.  A cerimónia de entrega de Selos e Prémios teve lugar em Lisboa, no dia 15 de novembro, no âmbito da 16ª Expo Água.

 

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), após ter realizado uma avaliação quantitativa e qualitativa do desempenho das entidades gestoras na qualidade do serviço prestado, premeia com o Prémio de Excelência a entidade que além de cumprir os critérios de atribuição dos selos correspondentes à qualidade do serviço, tem revelado especial desempenho ou uma melhoria significativa em aspetos referentes à adequação da interface com o utilizador, à sustentabilidade da gestão do serviço e à sustentabilidade ambiental.

 

 

A AdG obteve ainda pela primeira vez o selo “Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor) 2020”, atribuído apenas a duas entidades gestoras em Portugal. Conquistou ainda os selos das duas edições na vertente “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, distinção que alcança ao longo dos últimos anos, tendo também obtido na categoria “Qualidade para o Uso Eficiente da Água 2020”, integrando assim o grupo restrito de nove entidades prestadoras de serviços no setor reconhecidas com este selo.

 

Com esta iniciativa a ERSAR pretende evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, e reconhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas. É também objetivo daquela entidade, sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

 

O selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano” evidencia-se por assegurar uma qualidade exemplar da água para consumo humano, tendo sido avaliados vários critérios definidos em regulamento, como por exemplo ≥ 99,0 % de cumprimento dos valores paramétricos relativos à qualidade da água e 100% do cumprimento integral do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA).

 

Para atribuição do selo de “Qualidade para o Uso Eficiente da Água" que destaca as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que tenham assegurado uma gestão eficiente da água de especial qualidade como por exemplo a evolução positiva nos últimos 5 anos de alguns indicadores, entre outros critérios.

 

No que se refere à categoria “Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor) 2020”, o selo é atribuído após avaliação dum conjunto de indicadores tais como o cumprimento integral da licença de descarga e acessibilidade física ao tratamento, para além do cumprimento de ≥ 70,0 % de avaliação boa ou mediana na totalidade dos indicadores da qualidade do serviço aplicáveis.

 

 

A AdG considera a atribuição destas distinções pela ERSAR, em especial o Prémio de Excelência, a confirmação do empenho e dedicação dos seus colaboradores na qualidade do serviço e desempenho da empresa no município de Gondomar.

VEJA TAMBÉM:
DISTINÇÕES